Diretoria do Sinasefe IFSertãoPE realiza visita à nova sede e define próximos passos para reforma

Compartilhar

Há previsão de elaboração de um projeto de reforma do prédio e, posteriormente, a contratação de uma empresa de gestão de obras para a realização do serviço

Nesta quinta-feira (16/01), representantes da nova Diretoria Executiva (Direx) do Sinasefe IFSertãoPE realizaram uma visita à sede do Sindicato a fim de fazer um reconhecimento do espaço. Localizado a menos de 100 metros do Campus Petrolina, no bairro João de Deus, o imóvel, comprado e quitado com recursos próprios da seção sindical, ainda não está em funcionamento. O prédio foi adquirido em dezembro pela gestão Todo Poder à Diversidade (2021-2024).

Participaram da visita Marcos Uchôa, coordenador geral; Eva Santos, suplente da Diretoria de Comunicação e Informação; e Mateus Santiago, secretário.

“A impressão que tivemos é de que o espaço representa um potencial enorme devido à sua localização e espaço interno. A estrutura necessitará de vários reparos, além de uma reforma geral”, avalia Marcos Uchôa, coordenador geral da Seção Sindical.

Situado na Rua Donizete Lopes dos Santos, Nº 900, Quadra M, Loteamento Bella Vista, Bairro João de Deus, a nova sede possui uma área construída de 376,34m², e apresenta a seguinte distribuição de espaços: no Pavimento Térreo, há um ponto comercial, um banheiro feminino, um banheiro masculino, uma copa e uma despensa; no Pavimento Superior, encontramos uma sala, um banheiro feminino e um banheiro masculino.

Entretanto, Uchôa pontua que, no momento, a sede está sem água e energia, e afirma que esse será o primeiro passo da gestão em relação ao prédio. “Regularizar a situação de água e energia para depois começar as atividades de reparação”, afirmou. A próxima etapa, de acordo com a Direx, é a elaboração de um projeto arquitetônico de reforma do prédio, posteriormente a contratação de uma empresa de gestão de obras para a realização do serviço.

Aquisição do imóvel

Durante o período de discussões sobre a aquisição ou não de um imóvel, a então diretoria, após debates em Assembleia e reuniões, chegou à conclusão de que a permanência do sindicato em espaços alugados, o que ocorria desde a sua fundação, em 2013, estava se tornando cada vez mais inviável devido aos elevados custos com aluguel e manutenção, além de dificuldades para encontrar locais que atendam plenamente às necessidades da entidade.

As propostas de compra foram apresentadas e discutidas pela primeira vez em dezembro de 2022 em Assembleia Geral Extraordinária (AGE). A discussão foi tema de debates subsequentes, onde foi definido o imóvel e o início das tratativas para a compra, mediadas pela Assessoria Jurídica da Seção.

A aquisição de um imóvel próprio representa uma importante conquista para a categoria, oferecendo uma base sólida para as futuras ações do Sindicato. Com a nova sede, servidores e servidoras terão à disposição um espaço condizente com as necessidades da entidade, proporcionando um ambiente adequado para todos/as servidores/as filiados/as. Além disso, o local poderá ser utilizado por organizações e entidades externas, ampliando o alcance de suas atividades e iniciativas.