Nota de solidariedade ao MST e repúdio à incitação de ódio contra o MST e em defesa da luta pela terra

Compartilhar

A Seção SINASEFE IFSertãoPE manifesta total solidariedade às companheiras e companheiros do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que vêm sendo alvo de ataques políticos e morais por parte do vereador bolsonarista Diego Serra (PL), da cidade de Petrolina (PE).

Durante a ocupação da Fazenda Copa Fruit, realizada dentro da jornada nacional de lutas do Abril Vermelho, o vereador protagonizou um lamentável episódio de violência verbal e incitação ao ódio.

Ao se dirigir de forma agressiva aos trabalhadores e trabalhadoras que lutam pelo direito à terra e à dignidade, utilizando termos como “vagabundos” e “terroristas”, Diego Serra não apenas demonstra despreparo para o debate público, mas também atua na tentativa de criminalizar os movimentos sociais e deslegitimar a histórica luta pela reforma agrária no Brasil.

Mais grave ainda, o parlamentar incitou fazendeiros a reagirem à ação do MST, o que pode ser interpretado como incentivo à violência contra os trabalhadores do campo — uma postura irresponsável e perigosa, incompatível com o exercício de qualquer cargo público comprometido com a democracia e os direitos humanos.

Reafirmamos nosso apoio à luta legítima do MST, reconhecendo sua importância na promoção da justiça social, no combate à fome e na construção de um modelo de produção agrícola voltado à soberania alimentar e ao bem comum.

A história do MST é marcada por conquistas sociais e resistência, sendo referência nacional e internacional na defesa dos povos do campo.

Repudiamos veementemente qualquer tentativa de intimidação ou criminalização dos movimentos populares e exigimos respeito à organização popular e às pautas históricas dos trabalhadores rurais.

Terra, trabalho, justiça e dignidade

não são crimes.o direitos.

Petrolina-PE, 10 de abril de 2025.