Diretoria Executiva apresenta balanço das ações de 2025 e reforça compromisso com transparência e defesa dos servidores

Compartilhar

Reafirmando seu compromisso com a transparência e a defesa dos direitos de servidoras e servidores públicos, a Diretoria Executiva (Direx) do SINASEFE IFSertãoPE divulga nesta quinta-feira (11) o balanço das principais ações realizadas ao longo de 2025. A iniciativa, que partiu da própria Diretoria Executiva, visa prestar contas das ações desenvolvidas no período e oferecer uma devolutiva detalhada aos trabalhadores filiados e não filiados, bem como a toda a comunidade acadêmica do IFSertãoPE.

Atuação institucional e diálogo permanente

Entre janeiro e dezembro, foram emitidos 10 ofícios-circulares e 53 ofícios direcionados à gestão do IFSertãoPE, à Direção Nacional do SINASEFE e a outras organizações parceiras. Essas comunicações trataram de reivindicações, solicitações formais, encaminhamentos de assembleias e temas estratégicos relacionados às condições de trabalho, à garantia e ao cumprimento efetivo de direitos conquistados por meio da luta sindical.

A seção sindical também realizou 10 assembleias, além de uma rodada de assembleias presenciais em todos os campi, reforçando o compromisso com processos democráticos de debate e deliberação coletiva. Em paralelo, ocorreram duas reuniões ampliadas no Campus Salgueiro e ações de diálogo, como a agenda de cafés da manhã em comemoração ao Dia do Trabalhador e da Trabalhadora em todas as unidades da instituição.

Formação política, debates e mobilização

O sindicato promoveu uma intensa agenda de formação por meio da realização de 11 rodas de conversa, com debates sobre temas como qualidade do ensino e condições de trabalho, papel das mulheres nos movimentos grevistas, saúde mental, judicialização da luta sindical, reforma administrativa e seus impactos para o serviço público, jornada digna, justiça fiscal e o Plebiscito Popular 2025. Os eventos foram transmitidos ao vivo, estão disponíveis no canal da entidade no YouTube e podem ser acessados a qualquer momento.

As atividades contaram com a presença de docentes, pesquisadores, juristas, economistas, dirigentes sindicais e representantes de movimentos sociais, reforçando o papel do sindicato na construção crítica do conhecimento e na articulação nacional pela defesa da educação pública. A mobilização também se fez presente nas ruas: o sindicato aderiu às paralisações nacionais realizadas em março, setembro, outubro e novembro.

Um dos destaques do ano foi a participação direta na divulgação e coleta de votos para a Campanha do Plebiscito Popular 2025, que teve como principais pautas a revogação da escala 6×1, a redução da jornada de trabalho sem perda salarial e a implementação da justiça tributária com isenção de IR para rendas até R$ 5 mil e taxação dos super-ricos.

Atuação nacional e fortalecimento da base

A seção sindical esteve representada em todas as plenárias nacionais do SINASEFE realizadas no ano — da 200ª à 206ª —, além de encontros regionais e nacionais, debates temáticos e audiências públicas no Congresso Nacional e na Câmara de Vereadores de Petrolina-PE. Representantes da entidade também participaram do GT Carreira, do Encontro SINASEFE Regional Nordeste (SIRENE), do 1º Encontro da Diversidade Sexual do SINASEFE, do Encontro Regional de Mulheres Nordeste do SINASEFE e do 3º Encontro de Negras, Negros, Indígenas e Quilombolas (ENNIQ) do SINASEFE.

Outra conquista importante foi a instalação e a realização da 1ª reunião da Mesa Permanente de Negociação (MPN) com a gestão do IFSertãoPE, garantindo um canal direto para tratar de pautas como condições de trabalho, infraestrutura, valorização profissional e estratégias institucionais.

Transparência e gestão do patrimônio da seção

Outro destaque foi a continuidade do processo de reforma e modernização da nova sede da seção sindical, situada nas proximidades do Campus Petrolina. Em julho de 2025, por meio do trabalho da Direx, foi oficialmente contratado o escritório NEO ARQ & ENG, responsável pela elaboração dos projetos de reforma e ampliação. O imóvel, adquirido em 2023, passará por readequação assim que o pacote de projetos de arquitetura for finalizado.

A nova sede contará com recepção, salas de trabalho, miniauditório, copa, cozinha, sala de convivência, dormitórios para filiados em trânsito e sanitários acessíveis — um investimento com recursos próprios do sindicato que reforça a importância de estruturar melhor o atendimento e o acolhimento de servidores, estudantes e da comunidade.

Compromisso permanente com quem constrói o Instituto

Ao longo do ano, foram publicadas 22 edições de informativos enviados por e-mail, 69 matérias no site e mais de 100 publicações nas redes sociais sobre as ações da entidade, além da distribuição de brindes para filiados e filiadas, como agendas e copos térmicos personalizados.

Em maio, a Diretoria concedeu uma Moção de Aplauso à equipe da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) do IFSertãoPE em reconhecimento pelo compromisso demonstrado no fechamento da folha de pagamento referente a abril de 2025, destacando a atuação responsável e comprometida da DGP no processo de implementação local do acordo firmado entre o Governo Federal e os servidores da educação após a greve de 2024.

Participação direta nos rumos e próximos passos do SINASEFE nacional

Em dezembro, a seção participa, por meio de sete representantes de diferentes unidades da instituição, do 37º Congresso Ordinário do SINASEFE (CONSINASEFE), um dos espaços mais importantes de deliberação e construção política da entidade.

A seção sindical encerra o ano de 2025 reforçando sua disposição de luta e reafirmando o compromisso assumido com a defesa intransigente dos direitos das servidoras e servidores, da educação pública, gratuita, laica e de qualidade, e com o fortalecimento do sindicato como instrumento de organização e resistência da classe trabalhadora.