Luta unificada: SINASEFE IFSertãoPE participa de seminário estadual da UESPE e reforça defesa da educação pública

Compartilhar

O SINASEFE Seção Sindical IFSertãoPE participou do Seminário de Gestão da União dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco, promovido pela Federação Nacional dos Estudantes em Ensino Técnico (FENET). O evento foi realizado entre os dias 29 de janeiro e 1º de fevereiro, na sede do Sindicato Estadual dos Enfermeiros de Pernambuco (SEEPE), com o objetivo de fortalecer o debate em defesa de uma educação pública, gratuita e de qualidade.

A seção sindical foi convidada para compor a mesa de abertura do seminário, realizada no dia 29 de janeiro, em um espaço de análise de conjuntura da educação no cenário federal, estadual e municipal.

A mesa contou com a participação de Larissa Melo, titular da Diretoria de Política e Formação Sindical do SINASEFE IFSertãoPE, além de representações sindicais em nível estadual, com o professor Adolfo Pragana, e municipal, com Jaqueline Dornelas, representando o Sindicato Municipal dos Profissionais da Rede Oficial de Ensino do Recife (SIMPERE). O debate também contou com importantes contribuições dos estudantes presentes.

Durante a atividade, foi destacada a necessidade estratégica e indissociável de fortalecer a unidade entre as lutas estudantis e dos servidores da educação, como elemento fundamental para a defesa da educação pública, gratuita e socialmente referenciada.

Em sua fala, Larissa Melo ressaltou a importância da mobilização em defesa do orçamento da educação, diante das tentativas recorrentes de cortes que comprometem o funcionamento do ensino, da pesquisa e da extensão. E lembrou que, após forte pressão e mobilização social, foi possível recuperar parte do orçamento, ainda considerado insuficiente para garantir a qualidade necessária às instituições públicas de ensino.

Também foi apresentado o indicativo de greve da categoria, destacando a necessidade de diálogo e apoio dos estudantes, especialmente diante do não cumprimento de pontos do acordo de greve, incluindo impactos relacionados às mudanças decorrentes de propostas legislativas que atingem direitos dos Técnicos-Administrativos em Educação (TAE), como questões relacionadas ao Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC).

A intervenção também relacionou o cenário da educação pública com o avanço de propostas de reforma administrativa, apontando riscos de desmonte e precarização do serviço público, com impactos diretos não apenas na educação, mas em toda a população.

Para o SINASEFE IFSertãoPE, a participação no seminário reforça o compromisso histórico com a construção coletiva da luta em defesa da educação pública e com o diálogo permanente com o movimento estudantil.

_
Ascom