Assembleia do SINASEFE IFSertãoPE define posição sobre indicativo de greve nacional; maioria vota contra

Compartilhar

A Seção Sindical do SINASEFE no IFSertãoPE realizou, no dia 05 de fevereiro de 2026 (quinta-feira), uma Assembleia Geral Extraordinária com a participação de servidoras e servidores para debater temas relacionados à conjuntura nacional e às pautas da categoria.

Na ocasião, foram apresentados informes gerais e realizada uma análise de conjuntura com a participação de Roni da Silva (IFMT-MT e Direção Nacional do SINASEFE, Coordenação de Pessoal TAE), Antonildo Pereira (IFSertãoPE e Direção Nacional do SINASEFE, Coordenação Geral) e William Carvalho (Sindscope-RJ, Diretor Administrativo do CNS-SINASEFE). Também foram debatidos o indicativo de greve nacional, incluindo a votação dos delegados e a definição da posição da Seção para a Plenária Nacional, além da composição do Conselho Fiscal e outros assuntos gerais.

Durante a Assembleia Geral Extraordinária, foi realizada consulta à base sobre qual deveria ser a posição da Seção Sindical do IFSertãoPE em relação ao indicativo de greve na próxima Plenária Nacional. Como resultado da votação, a maioria dos presentes se posicionou contra o indicativo de greve.

O debate ocorre em um contexto nacional em que o SINASEFE aprovou, por unanimidade, durante o 37º CONSINASEFE, realizado em dezembro de 2025, um indicativo de greve nacional para fevereiro de 2026.

Atualmente, o sindicato está em processo de consulta às bases em todo o país, em resposta ao não cumprimento integral, por parte do governo federal, dos Termos de Acordo nº 10/2024 e nº 11/2024, firmados na suspensão da greve de 2024.

Entre os principais pontos que motivam o debate nacional estão o cumprimento dos acordos firmados, os cortes orçamentários na educação federal, questões relacionadas à carreira, a tramitação do PL 6170/2025 e a discussão sobre a PEC 38/2025 (Reforma Administrativa) e seus impactos no serviço público e na educação.

A decisão final sobre a deflagração ou não da greve será tomada na Plenária Nacional de Greve, marcada para o dia 28 de fevereiro de 2026, quando será avaliado o conjunto das deliberações das seções sindicais em todo o país.

Nesse cenário, a Seção Sindical do SINASEFE no IFSertãoPE reafirma seu compromisso com o diálogo com a base e com o acompanhamento das discussões nacionais da categoria.

_
Ascom