Com a perspectiva de discutir o Orçamento Público para a Educação Federal e a luta contra o empobrecimento da Classe Trabalhadora, na manhã desta sexta-feira (26), no hall de entrada da Reitoria do IFSertãoPE, servidores e servidoras grevistas que atuam nas unidades de Petrolina participaram de uma aula pública que teve como convidado o professor de história e vereador de Petrolina Gilmar Santos.
Um dos tópicos levantados na aula foi a análise dos “pequenos avanços” no período de 2003 a 2014 em relação às reformas estruturais do Estado brasileiro. Esses avanços, na avaliação de Gilmar Santos, não se caracterizaram por reformas profundas, mas sim por ações distributivas que visaram a inclusão de setores antes excluídos.
“Apesar dos pequenos avanços, representava-se uma ameaça à situação anterior de privilégio dessas classes dominantes. Então, podemos considerar entre esses pequenos avanços a própria expansão universitária e a valorização também dos trabalhadores de maneira geral, e aqui, de maneira específica, dos trabalhadores em educação”, pontuou.
A greve no IFSertãoPE segue aquecida por uma série de atividades locais, regionais e também com participação de representantes da Diretoria Executiva e do Comando de Greve em atividades convocadas pela Diretoria Nacional do Sinasefe.