Confira os destaques da Assembleia Geral com servidores no Campus Floresta

Compartilhar

Em encontro aberto a filiados e demais servidores do Campus Floresta do IFSertãoPE, a Seção local do Sinasefe promoveu, na última quinta-feira (12), no Auditório da unidade, mais uma Assembleia Geral. O evento integra uma série de encontros nos campi, iniciada neste mês e com previsão de término em março. A pauta principal foi a apresentação da nova Diretoria Executiva (Direx), as ações já realizadas pela gestão, a escuta das sugestões dos servidores e outros temas de interesse da categoria.

Durante a assembleia, foi apresentado um breve histórico da luta sindical no Brasil nos últimos anos, seguido pela discussão sobre o processo de transição entre a gestão anterior e a atual. Foi enfatizada a importância de ouvir as demandas locais de cada campus, garantindo que o Sinasefe possa representar os servidores de forma eficaz junto à gestão do IFSertãoPE. A Direx esteve representada pelos diretores de Assuntos Legislativos e Jurídicos, Herlon Alves Bezerra, e de Secretaria, Mateus Pereira de Matos Santiago.

Os dirigentes esclareceram dúvidas sobre a escolha de representantes para a 200ª Plenária Nacional do Sinasefe, realizada entre os dias 14 e 16 deste mês. Herlon Bezerra destacou a relevância da participação em eventos nacionais para a democracia do sindicato, mesmo que a seção sindical nem sempre participe ativamente.

Houve ainda manifestações de insatisfação em relação à obrigatoriedade do ponto eletrônico, com um pedido de posicionamento da gestão do Instituto sobre o tema. Herlon Bezerra, esclareceu que o sindicato possui dois representantes na comissão que trata do controle de frequência dos docentes e fez uma análise histórica sobre a cobrança do ponto eletrônico no IFSertãoPE, ressaltando que a decisão deve ser política e local.

Nova sede

O encontro também abordou a situação do edifício que, em breve, abrigará a nova sede do Sindicato. Servidores e servidoras tiveram a oportunidade de sugerir e discutir possibilidades de uso do espaço como a criação de um auditório, salas de reunião e alojamentos. A ideia do alojamento foi bem recebida por um servidor, que destacou a proximidade com o Campus Petrolina, frequente destino dos servidores em deslocamento.

Herlon Bezerra anunciou a retomada da produção de informativos e convidou os servidores a contribuírem com textos sobre movimentos sindicais.

Ele detalhou a relação do sindicato com a gestão do IFSertãoPE, mencionando a solicitação de inclusão de representantes do sindicato em comissões, o pedido de esclarecimento sobre a Medida Provisória nº 1.286/2024 e a inclusão de um membro da DIREX na comissão central do Programa de Gestão e Desempenho (PGD).

Além disso, foram discutidas outras ações da gestão, como o atendimento a questionamentos jurídicos e as reuniões com a gestão do IFSertãoPE, que precisam de uma mesa de negociação permanente.

Fotos

Ata

(Disponível em breve)