Em assembleia virtual realizada na noite do dia 10 de junho de 2025, o SINASEFE Seção IFSertãoPE deliberou, com expressiva participação de filiadas e filiados, pela suspensão imediata do ponto eletrônico para os trabalhadores e trabalhadoras do Instituto Federal do Sertão Pernambucano.
A principal pauta da reunião sindical foi a definição de encaminhamentos em relação ao ponto eletrônico, especialmente no contexto de uma proposta coletiva que será apresentada em reunião com a gestão do IFSertãoPE, agendada para o próximo dia 17 de junho.
A diretoria da Seção Sindical destacou que, por se tratar de uma instância democrática, os encaminhamentos precisavam ser construídos junto à base de trabalhadores, considerando que o debate sobre o ponto eletrônico é uma reivindicação histórica das filiadas e filiados.
Após ampla discussão, com argumentos de diversas naturezas, a assembleia decidiu que a utilização do ponto eletrônico deve ser imediatamente suspensa.
A expectativa é que essa suspensão seja seguida de uma revogação definitiva, após as modificações no decreto e os encaminhamentos decorrentes da greve dos trabalhadores realizada em 2024.
A diretoria executiva da seção sindical afirmou que a decisão coletiva será respeitada e exigida, e rechaçou qualquer narrativa de que o debate seria recente ou motivado por divergências políticas. Segundo a entidade, o SINASEFE sempre se posicionou de forma contrária à implantação e ao uso do ponto eletrônico.
Por fim, a Seção Sindical reafirmou seu compromisso com a luta ao lado das trabalhadoras e trabalhadores e reiterou sua decisão política de exigir a suspensão imediata do ponto eletrônico no âmbito do IFSertãoPE.
_
Ascom