O ano de 2023 chega ao fim, deixando um legado de esperanças e desafios para todas as servidoras e servidores do Serviço Público Federal.
Após sete anos de ruptura, o SINASEFE e o Governo retomaram o diálogo em 2023. A retomada das negociações é fruto da luta e da mobilização dos servidores públicos, que exigiram a reabertura do canal de diálogo, um passo importante, especialmente após um mandato de um governo golpista e outro mandato de um governo neofascista.
Também foi em 2023 que conquistamos a tão sonhada sede própria da Seção IFSertãoPE, que nos permitirá realizar nossas atividades com mais autonomia e conforto.
Lutamos e conseguimos o reajuste emergencial linear de 9% aos servidores públicos federais, que apesar de representar uma conquista, ainda é insuficiente para recuperar o poder de compra dos servidores.
A aprovação da reposição salarial de 10,16% para os aposentados e pensionistas do serviço público federal, e a retirada da pauta do Congresso Nacional do texto da reforma administrativa, também representam vitórias da luta contra a precarização do serviço público.
Para 2024, convocamos todos a se unirem na defesa dos direitos e de um serviço público de qualidade. É crucial fortalecermos as mobilizações por reajuste salarial de 15%, exigir mais concursos públicos para todos os níveis de escolaridade e derrotar de uma vez por todas a reforma administrativa para preservar nossos direitos.
Contamos com a participação de cada um para avançarmos nas negociações em questões essenciais aos servidores, como reposição salarial, valorização da carreira e melhoria das condições de trabalho. Sua presença e engajamento são fundamentais para o sucesso dessas iniciativas.
Neste sentido, a Seção IFSertãoPE agradece a todas as servidoras e servidores que se mobilizaram e lutaram ao longo de 2023. Sigamos acreditando e fortalecendo a luta. Juntos e juntas, podemos construir um futuro melhor para todos os servidores públicos federais e para toda a comunidade acadêmica.
Feliz Ano Novo!
Diretoria Executiva SINASEFE IFSertãoPE