Governo oficializa reajustes em benefícios para servidoras(es) do Executivo

Compartilhar

O governo oficializou nesta terça-feira (30/04) a alteração de valor de benefícios pagos às(aos) servidoras(es) federais do Executivo. Foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) duas portarias: uma relativa ao auxílio-alimentação e outra relativa ao auxílio-saúde.

Ainda não foi publicada a portaria relativa ao auxílio-creche, item previsto no documento assinado em 25/04 pelas entidades sindicais.

O SINASEFE segue em luta pela equiparação de benefícios com demais poderes e pelo pagamento destes benefícios às(aos) aposentadas(os).

Vigência e pagamento

Segundo o governo, os reajustes têm vigência a partir de 1º de maio, mas só começarão a ser pagos nos salários de junho, retroativos ao mês de maio.

Portarias com valores

Confira os novos valores de benefícios nas portarias abaixo:

Termo assinado

O SINASEFE assinou o termo que formalizou este reajuste de benefícios na última quinta-feira (25/04) após aprovação da categoria, na 189ª PLENA. Veja o documento completo abaixo:

Greve

O SINASEFE reafirma que este reajuste de benefícios tem uma série de limitações, como por exemplo o etarismo – já que não alcança aposentadas(os) – e a manutenção da diferença de valores em relação aos demais poderes (judiciário e legislativo). A assinatura deste documento foi aprovada pela categoria na 189ª PLENA, quando a entidade sinalizou que este é apenas um dos itens das reivindicações do movimento paredista e da Campanha Salarial 2024 do Fonasefe.

O sindicato aprovou a realização de uma greve nacional, por tempo indeterminado, envolvendo servidoras(es) docentes e técnico-administrativos(as) da Rede Federal de Educação. O movimento paredista reivindica, dentre suas principais pautas, reestruturação das carreiras, recomposição salarial, revogação de medidas que prejudicam a educação e recomposição do orçamento das instituições educacionais, com reajuste imediato dos auxílios e bolsas de estudantes.