IFSertãoPE corta auxílio-transporte de grevistas; Sindicato solicita retomada de pagamento

Compartilhar

A Diretoria desta Seção Sindical está questionando a gestão do IFSertãoPE em relação ao corte do auxílio-transporte de servidores grevistas. A greve deflagrada neste ano pelo IF seguiu todos os trâmites legais e exigências necessárias para ser considerada um movimento lícito. Dessa forma, não deveria sofrer atos persecutórios ou redução de direitos dos trabalhadores.

A greve foi motivada por vários atos administrativos ilegais das gestões anteriores, que reduziram e eliminaram direitos dos servidores.

Até o momento, não há registro de nenhum outro Instituto Federal ou Universidade no país em greve que tenha suprimido o pagamento do auxílio-transporte de seus trabalhadores. Contudo, o IFSertãoPE decidiu cortar o auxílio-transporte dos servidores grevistas.

Essa decisão levanta questões sobre como os servidores farão o deslocamento para as atividades de greve sem receber essa ajuda. Qual é o motivo do IFSertãoPE adotar essa medida, que pode enfraquecer o movimento grevista?

Em resposta, a Diretoria Executiva (Direx) da Seção Sindical enviou, na segunda-feira (20/05), um ofício à gestão do IFSertãoPE exigindo a retomada do pagamento do auxílio-transporte aos grevistas no prazo de 72 horas, além do pagamento dos valores retroativos indevidamente cortados. A Seção Sindical afirma que não admitirá nenhum ato que enfraqueça as atividades grevistas dos trabalhadores e tomará todas as medidas cabíveis para defender o movimento.

A Assessoria Jurídica da Seção já foi acionada para analisar as medidas cabíveis caso a questão não seja resolvida na esfera administrativa. O SINASEFE IFSertãoPE permanece vigilante e empenhado na defesa dos direitos dos trabalhadores.