Nota oficial: Alerta sobre golpes no whatsApp

Compartilhar

O SINASEFE Seção Sindical IFSertãoPE, por meio de sua Assessoria de Comunicação e Assessoria Jurídica, vem a público alertar seus sindicalizados, servidores do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF SertãoPE) e a comunidade em geral sobre uma série de golpes praticados por criminosos que se passam pelo advogado e assessor jurídico da seção sindical, Daniel Besarria.

Nos últimos dias, golpistas têm utilizado fotos do Dr. Daniel Besarria em contas falsas no WhatsApp, com números de telefone diferentes do oficial, para enganar as vítimas. Esses criminosos enviam mensagens falsas, inclusive com supostos “alvarás” ou documentos judiciais, alegando que a pessoa ganhou um determinado valor em processos ou ações, mas que é necessário realizar um pagamento prévio (via transferência bancária ou PIX) para “liberar” o montante. Infelizmente, pelo menos um servidor do IFSertãoPE caiu nesse golpe e efetuou transferências para os fraudadores.

Importante esclarecimento:

  • O Dr. Daniel Besarria não possui outros números de contato além do oficial: (87) 9 9824-6087;
  • Qualquer atendimento ou comunicação oficial é realizado exclusivamente por esse canal;
  • O assessor jurídico não solicita pagamentos ou transferências de valores para liberação de supostos prêmios, indenizações ou qualquer outro benefício. Qualquer solicitação nesse sentido é fraudulenta;
  • Recomendamos que, ao receber mensagens suspeitas, verifiquem imediatamente a autenticidade do contato diretamente com o SINASEFE IFSertãoPE ou com o Dr. Daniel Besarria pelo número oficial.

O SINASEFE IFSertãoPE repudia veementemente essas práticas criminosas e informa que medidas legais já estão sendo tomadas: o Dr. Daniel Besarria está prestando queixa às autoridades competentes e ingressando com ação contra o Facebook (empresa controladora do WhatsApp) para coibir o uso indevido de sua imagem e dados.

Pedimos a todos que fiquem atentos e atentas, não respondam a mensagens suspeitas e denunciem contas falsas às plataformas digitais e à polícia. Em caso de dúvida, entre em contato conosco pelos canais oficiais do sindicato.

Petrolina, 24 de setembro de 2025.
SINASEFE Seção Sindical IFSertãoPE