Nota oficial: Apoio às trabalhadoras demitidas da rede municipal de educação de Petrolina

Compartilhar

O SINASEFE Seção IFSertãoPE manifesta seu irrestrito apoio às trabalhadoras temporárias da rede municipal de Petrolina (PE), demitidas de forma arbitrária pela gestão do prefeito Simão Durando (União) e da secretária de Educação, Rosane da Costa. As demissões das assistentes educacionais e auxiliares de cozinha configuram retaliação contra aquelas que, com coragem, denunciam a precarização, o assédio moral, o desvio de função e outras violações trabalhistas.

Essas profissionais enfrentam condições de trabalho degradantes, com salários de cerca de R$ 1.200,00, sem férias, décimo terceiro salário ou benefícios básicos. Relatam ainda falta de EPIs, insegurança no ambiente escolar e assédio moral, evidenciando o desrespeito aos direitos humanos e trabalhistas.

A demissão das auxiliares de cozinha da Escola Municipal Mãe Vitória, ocorrida no dia 08 de outubro de 2025, logo após participarem de uma manifestação pacífica por melhores condições de trabalho, constitui perseguição política e ataque à liberdade de expressão e à democracia.

O SINASEFE IFSertãoPE repudia essa ação autoritária e exige a imediata reintegração das trabalhadoras, além da abertura de diálogo efetivo para atender às suas reivindicações. Reafirmamos nosso compromisso com a defesa dos direitos trabalhistas e com uma educação pública de qualidade que valorize e respeite todos os seus profissionais.

Conclamamos a sociedade civil, movimentos sociais e sindicatos a se solidarizarem com essas trabalhadoras e a unirem forças contra a precarização e o autoritarismo.
A luta por justiça e dignidade é de todas e todos!

Petrolina-PE, 09 de outubro de 2025
SINASEFE Seção IFSertãoPE