Servidores do IFSertãoPE realizam ato unificado em apoio à Greve Nacional da Educação

Compartilhar

Em alinhamento com a Greve Nacional dos Servidores Federais em Educação, o Comando Geral de Greve do IFSertãoPE, em conjunto com a Seção Sindical local do Sinasefe, realizou, nesta quarta-feira (17/04), no Hall de entrada da Reitoria, em Petrolina-PE, um Ato Unificado com representação de todas as unidades do Instituto.

O ato, que se estende por todo o país, tem como reivindicações centrais a reestruturação das carreiras PCCTAE e EBTT, recomposição salarial de 34,32% para os Técnicos-Administrativos em Educação (TAEs) e 22,71% para os Docentes, além da recomposição do orçamento das Instituições Federais de Ensino, ampliação de recursos para a assistência estudantil e a revogação do Novo Ensino Médio.

Camila Teixeira, professora de Sociologia do campus Floresta, Região de Itaparica, afirma que as reivindicações não são apenas para uma categoria específica. “As reivindicações são para os estudantes, para os docentes e para os técnicos administrativos. Não são apenas relacionadas a salário, à composição salarial ou à recomposição. É também orçamentária, para que os institutos consigam manter, aumentar e ampliar os auxílios estudantis”, disse.

Para o coordenador geral da seção sindical, Eduardo Vergolino, as expectativas com a adesão à greve são positivas. “O governo agendou para o dia 19 para sentar com as carreiras e discutir de forma específica cada uma. Existe uma abertura do governo em dialogar, em compartilhar propostas indiscutíveis e as reivindicações de toda a pauta”, afirmou Eduardo.

Durante o evento, um representante de cada campus – que são eles: Zona Rural, Ouricuri, Salgueiro, Floresta, Serra Talhada e Santa Maria da Boa Vista –, além de um representante da reitoria, fez falas ressaltando pontos específicos de cada unidade e os motivos para aderirem à greve. Representantes do IFBA campus Juazeiro, localizado no Norte da Bahia, também estiveram presentes no ato. Confira aqui os registros fotográficos.