Na manhã desta segunda-feira (01/07), ocorreu em Petrolina-PE a primeira reunião entre a gestão do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), o Comando Geral de Greve e o Sinasefe IFSertãoPE, após o fim da greve dos servidores públicos federais da educação.
O encontro foi solicitado pela Diretoria Executiva do Sinasefe Seção IFSertãoPE, que comunicou à gestão e à comunidade acadêmica sobre o término da greve – ocorrido na última quinta-feira (27). A greve foi encerrada após deliberação em Assembleia Geral, coincidindo com a assinatura de acordos em Brasília entre o Governo Federal e as entidades sindicais representativas dos Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) e dos docentes.
Realizada de forma híbrida no prédio da Reitoria, a reunião contou com a presença do reitor do instituto, Prof. Jean Carlos, do Coordenador Geral da Seção, Prof. Eduardo Vergolino, e de representantes técnicos administrativos e docentes de todos os campi. A principal pauta foi a retomada do calendário letivo de 2024, suspenso desde o início da greve, em 10 de abril, após decisão do Conselho Superior (Consup).
Também foram pontos de debates: a adequação do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap) para registro e organização do calendário acadêmico; a convocação de reunião do Consup para deliberar acerca da suspensão/retorno do calendário acadêmico; a reposição qualitativa das atividades represadas; a adoção de sábados letivos na reformulação do calendário; e o abono de frequência no Suap. A seguir, confira os encaminhamentos:
- O Suap será readequado para fins de registro de aulas pelos docentes, bem como dos novos calendários acadêmicos em reformulação em cada unidade;
- Reunião do Consup agendada para quarta-feira dia 03 de julho de 2024 para deliberar sobre a suspensão/retorno do calendário acadêmico;
- A reposição qualitativa se dará através de elaboração de plano de trabalho para cada setor/diretoria e encaminhado às chefias imediatas (em discussão);
- Sábados letivos seguirão os trâmites legais respeitando os PPC’s dos cursos, além de serem construídos de forma democrática respeitando a lei no que tange aos estudantes sabatistas;
- Sobre o abono da frequência no SUAP, as chefias aguardarão documento norteador que será emitido pela DGP do IFSertãoPE para justificar o abono sem compensação de horas e de forma qualitativa.
A greve no IFSertãoPE durou 78 dias e envolveu a comunidade acadêmica em todas as unidades e na reitoria em uma série de atividades, como aulas públicas, atos de rua, panfletagem, ações sociais, reuniões e momentos de formação, como oficinas e rodas de conversa sobre uma diversidade de temas. Houve também participação em atos públicos no Sertão Pernambucano e em Brasília, demonstrando o engajamento e a mobilização em torno das pautas da greve. A decisão pelo encerramento do movimento teve 306 votos a favor, 19 votos contrários e 12 abstenções, aplicando-se a todos os campi da instituição.
As atividades administrativas serão retomadas nesta quarta-feira, 3 de julho, quando também está prevista a realização da 2ª Reunião Extraordinária do Conselho Superior (Consup), a maior instância deliberativa do instituto. O encontro será realizado às 14h, via Google Meet, com transmissão ao vivo pelo canal oficial do IFSertãoPE no YouTube.