Foi encerrado neste domingo, 4 de maio, o Encontro SINASEFE Regional Nordeste – SIRENE, que reuniu mais de 150 servidores e servidoras da Rede Federal de Educação no Auditório Kariris do IFCE – Campus Juazeiro do Norte (CE). Durante quatro dias intensos de atividades, o evento discutiu temas fundamentais para o fortalecimento institucional e sindical da categoria, com foco na valorização individual e coletiva dos trabalhadores.
A seção sindical do SINASEFE IFSertãoPE marcou presença no evento, com a participação dos servidores Larissa Costa, Antonildo Pereira, José Aldo Carmuça, Márcia Farias e Laiane Torres, contribuindo ativamente nas atividades e debates.

A abertura, realizada no Dia do Trabalhador e da Trabalhadora, foi marcada por uma apresentação artístico-cultural e uma reflexão sobre os desafios enfrentados nos ambientes de trabalho. O evento teve a participação de servidores de institutos federais e escolas vinculadas ao Ministério da Defesa de todo o Nordeste, além de representantes de outros estados como Espírito Santo, São Paulo e Paraná.
Entre os principais debates estiveram a conjuntura política e econômica nacional e internacional, financiamento e reestruturação dos institutos federais, inteligência artificial no movimento sindical, comunicação digital, racismo, diversidade, carreira TAE/Docente/Aposentados e os impactos da nova Política Nacional do Ensino Médio.
No sábado (3), o destaque foi a aprovação da Carta Cariri, documento coletivo que sintetiza as propostas construídas nos debates e oficinas do evento. O dia também contou com apresentações culturais, como o grupo de dança Suburbanos e a banda Pelados & Maquiados, formada por estudantes do IFCE.
Além das atividades voltadas aos adultos, o SIRENE promoveu também o SINASEFINHO, um espaço destinado às crianças, com oficinas culturais, esportes e atividades educativas sobre identidade étnico-racial, meio ambiente e direitos humanos. A iniciativa permitiu que pais e mães participassem plenamente do encontro, enquanto seus filhos eram acolhidos em um ambiente de formação e lazer.
O SIRENE também promoveu um roteiro turístico afrocentrado pelas ruas de Juazeiro do Norte, destacando a presença negra na história da cidade e valorizando figuras como a beata Maria de Araújo e o beato José Lourenço, em um movimento de memória e ancestralidade.
O evento foi organizado pela Direção Nacional do SINASEFE com apoio das seções locais, e reforçou a importância da escuta, da coletividade e da ação sindical organizada. Com o encerramento das atividades, os participantes voltam para suas bases levando novas propostas, inspirações e a certeza de que, como reforça o lema do evento: Só a luta muda a vida.



_
Ascom