Sindicato solicita que IFSertãoPE atualize currículos do Ensino Médio Integrado para garantir ensino sobre a história, as vivências e as contribuições das mulheres, conforme a lei nº 14.986/2024

Compartilhar

Na última quarta-feira (25), a Seção Sindical do SINASEFE encaminhou para a Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertaoPE) o Ofício nº 26/2025 solicitando a atualização dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) dos cursos do Ensino Médio Integrado da instituição, conforme determina a Lei nº 14.986/2024.

A solicitação foi aprovada em Assembleia Extraordinária da categoria e reforça a necessidade de adequação dos cursos às novas exigências legais. A Lei nº 14.986/2024 altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9.394/1996) para incluir, de forma obrigatória em todas as instituições de ensino básico do país, sejam elas públicas ou privadas, conteúdos curriculares que abordem as experiências, vivências e contribuições das mulheres. A legislação também cria a Semana de Valorização das Mulheres que Marcaram a História, a ser realizada anualmente na segunda semana de março.

Segundo o documento enviado pelo SINASEFE IFSertãoPE, é fundamental que as atualizações dos PPCs sejam realizadas com a participação das coordenações de curso e demais instâncias responsáveis, garantindo que o Instituto esteja em conformidade com a legislação vigente e contribua para a construção de uma educação mais justa, equitativa e representativa.

O sindicato destaca a importância de que o IFSertãoPE se antecipe às adequações e assegure, nos currículos, espaços efetivos para que as contribuições femininas sejam reconhecidas e estudadas no ambiente escolar. Além disso, reafirma seu compromisso com uma educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada, que combata as desigualdades e promova a valorização das diversas trajetórias históricas.

Confira na íntegra o documento: