
Em live do Sinasefe IF Sertão-PE, participantes alertam para escalada do neoliberalismo fascista no Brasil
Publicado em 23/06/2020 às 10:38
Durante a live do Sinasefe IF Sertão-PE, no último dia 28 de maio, que tratou da crise política e os seus efeitos no direito sindical, os participantes Erick Jucharck e Daniel Besarria chamaram atenção para a escalada do fascismo e do neoliberalismo no atual momento político brasileiro e suas consequências nefastas para os trabalhadores e o sindicalismo.
Besarria enfatizou que a crise política está enraizada no neoliberalismo, que tenta fragilizar ao máximo os meios de resistência. “O neoliberalismo quer todos dentro de suas regras, sob pena de exclusão”, afirmou.
Acerca do fascismo, disse que o sistema cria uma sociedade em que não se aceita o contraditório. “Quem pensa diferente é considerado criminoso/terrorista. Estamos diante de uma sociedade punitiva”, alertou, demonstrando preocupação com a criminalização do movimento sindical pelo judiciário.
Do outro lado da tela, o diretor de Assuntos Legislativos e Jurídicos da seção sindical Erick Jucharck criticou as práticas autoritárias do governo federal. “Um presidente tem que ser de todos. Ou governa para todos, apresentando as mudanças, ou é um político fascista, que ameaça instituições.”
Segundo Erick, o direito sindical atualmente está fragilizado e em perigo, mas começa a reagir. “O movimento sindical está sempre presente e não ficará à margem da História.”
A live está gravada na página do Instagram do Sinasefe IF
Sertão – PE, canal IGTV, no endereço https://www.instagram.com/p/CA_dLbpn02h/
.