
Assembleia virtual do Sinasefe IF Sertão-PE e os dilemas dos trabalhador@s em tempo de pandemia
Publicado em 24/08/2020 às 15:21
O Sinasefe IF Sertão – PE realizou na última terça-feira (4) a primeira assembleia virtual da seção, com a participação de filiados e filiadas de todos os campi, reitoria e demais servidores da educação.
A base discutiu a atual conjuntura dos trabalhadores e trabalhadores da educação em tempo de pandemia, com destaque para o trabalho remoto. As falas, por meio do aplicativo google meet, provocaram reflexões sobre os dilemas impostos pela pandemia e as estratégias de convivência com as novas realidades de trabalho e ensino.
10 pontos foram destaque nas falas dos participantes:
1. Até que ponto o trabalho remoto cumpre o seu papel de levar educação de qualidade e o quanto isso repercute no adoecimento dos servidores?
2. A precarização do trabalho docente e a saúde dos trabalhadores da educação de forma geral ganhou destaque nas discussões. As instituições estão fazendo “semestre suplementar”, também chamado de “2020.3”.
3. Os valores do auxílio aos estudantes durante a pandemia e a insuficiência de verbas para garantir os recursos tecnológicos necessários ao trabalho remoto.
4. Como fica a saúde do trabalhador no período da pandemia? Ansiedade, insônia e muitos outros problemas que se acentuam com a precarização do trabalho e as pressões por produtividade são preocupantes.
5. Um alerta: A instituição quer alcançar o máximo de alunos possível, e não a totalidade, excluindo um grande número estudantes.
6. A plataforma Colabore é considerada ineficiente em termos de efetiva democracia, já que muitas vezes os documentos em sua redação final não refletem o que é sugerido.
7. O ensino não pode acontecer como “mera formalidade”. Como fica a sua qualidade?
8. O SINASEFE Nacional se colocou contra o retorno às aulas presenciais antes do desenvolvimento de vacinas ou redução drástica dos óbitos. O sindicato deve realizar desde já discussões do tema para não haver perda de “time”.
9. A assessoria jurídica do Sinasefe IF Sertão-PE informou que os atos administrativos, caso estejam imbuídos de erros, são passivos de nulidade através do Poder Judiciário.
10. Desabafos pessoais sobre situações de precarização de trabalho. Alerta sobre a ameaça do retorno presencial e a necessidade da base ficar atenta, já que o IF Sertão-PE tem criado documentos de medidas de biossegurança que visam à retomada do trabalho presencial.
Por fim, a assembleia decidiu pelos seguintes encaminhamentos:
1. Nota do Sinasefe IF Sertão-PE para o e-mail dos trabalhador@es, partilhando com a base os encaminhamentos da Plena 163;
2. Realização de pesquisa de saúde e qualidade de vida dos trabalhadores do IF Sertão-PE;
3. Novas assembleias e/ou eventos coletivos para discutir temas relevantes no contexto da pandemia;
4. Sinasefe IF Sertão-PE requerer pesquisas junto aos alunos, em detalhe, para maior proximidade entre os servidores, sobretudo, através do sindicato;
5. Nova assembleia dia 01/09/2020. Proposta de que o sindicato venha a requerer um espaço oficial de discussão junto à instituição, representando o interesse dos trabalhadores. Foi sugerido que haja mais oportunidades de formação/capacitações.
6. Foi sugerido que sejam criadas metodologias de escuta às pessoas. E que o sindicato acompanhe com mais profundidade as pautas do CONSUP, para viabilizar discussões mais amplas.
_
Danilo Souza Santos
Jornalista e Assessor de Comunicação