CAMPUS FLORESTA E O SIGNIFICADO DE POLÍTICA: CONTRIBUIÇÕES DO SINASEFE IF SERTÃO-PE
Publicado em 26/04/2021 às 11:53
Por Eduardo Vergolino
É com muito orgulho e felicidade que comemoramos os oito anos de formação do SINASEFE IF SERTÃO-PE, construído através do amplo diálogo e participação das bases multicampi que fazem dessa instituição uma verdadeira colcha de retalhos, mas com ambições e pensamentos coletivos únicos e convergentes.
Desde seu início, ainda tímido, até os dias atuais, tenho tido o prazer de acompanhar as lutas e movimentos para a formação de um sindicato forte, ético e coletivamente edificado para lutar pelos direitos dos trabalhadores da educação básica e tecnológica situados nos Sertões de Pernambuco.
A seção sindical IF SERTÃO-PE sempre teve uma função importantíssima para a discussão do papel dos indivíduos no universo político que nos cerca enquanto funcionários públicos atuantes e defensores de uma educação pública e de qualidade. O campus Floresta, do IF SERTÃO-PE, foi inaugurado em 2008 com apenas duas turmas e, dois anos depois, no triênio 2010/2012, o campus se “encheu” de vida com abertura de vários cursos e a chegada de dezenas de professores e técnicos administrativos.
Esses servidores, inclusive o que vos escreve neste momento, ainda recém-formados e/ou cursando seus mestrados e doutorados, adentraram o universo de uma instituição federal de ensino. O funcionalismo público como realização de sonhos podia ser visto em diversos rostos e sorrisos pelos corredores do campus, a formação política e o papel político dos servidores que acabavam de chegar ainda era um mundo desconhecido a ser apresentado e discutido. Direitos e deveres se apresentavam a todo momento como novas informações. As discussões em salas de professores e corredores, no café dos administrativos, e na sala do gestor maior, foram essenciais para a formação dos servidores.
É neste momento de plena efervescência que surge uma nova possibilidade, muito mais próxima da realidade e geograficamente estratégica para o suporte e a formação política dos servidores recém-chegados ao campus Floresta: o SINASEFE IF SERTÃO-PE. Ele surge neste momento de euforia, evidenciando as discussões de formação política imprescindíveis para o campus Floresta e seus servidores. Debates, formações sindicais, eleições, e participações nos mais diversos níveis, fomentaram momentos inesquecíveis de luta conjunta dos servidores e de união pela causa maior do funcionalismo público: o melhor servir a população.
O SINASEFE IF SERTÃO-PE teve um papel vital na formação de muitos dos servidores atuais do campus Floresta no que concerne à compreensão do papel político da instituição e dos servidores, e hoje, diante de uma conjuntura adversa ao funcionalismo público, com ataques diários ao ideal do servir a população, o SINASEFE IF SERTÃO-PE busca, através de superações cotidianas, não deixar a união dos servidores se perder em meio à opressão por um pensamento contrário aos preceitos democráticos de um estado de direito capaz de zelar e cuidar do povo. Desta forma, agradecemos o papel crucial do SINASEFE IF SERTÃO-PE pela luta e compreensão de que o educar para o político é mais do que uma luta, mas sim, a busca por um ideal de sociedade mais justa, igualitária e democrática.
__
Eduardo Vergolino
IF Sertão-PE - Campus Floresta