Filiado acesse aqui

SINASEFE realiza Assembleia para discutir processo eleitoral e prorrogação de mandato da Diretoria

SINASEFE realiza Assembleia para discutir processo eleitoral e prorrogação de mandato da Diretoria

Publicado em 23/07/2021 às 17:32

Na noite desta quarta-feira (22), a Diretoria Executiva-DIREX realizou uma Assembleia Geral Extraordinária para discutir a prorrogação do mandato da atual gestão e o próximo processo eleitoral. A primeira chamada foi às 19h30, mas em razão do quórum, conforme determina o regimento interno do SINASEFE IF Sertão-PE,  a reunião foi iniciada às 20h.

Devido à necessidade de distanciamento social, para prevenção e redução das infecções pelo novo coronavírus, a Assembleia aconteceu de forma remota, por meio da plataforma Google Meet.

Inicialmente a coordenadora Geral da Direx, Márcia Farias, saudou os presentes e informou sobre a mobilização nacional contra o governo do presidente Jair Bolsonaro, marcada para este sábado, 24 de julho (#24J). Além disso, Márcia enfatizou a realização do Fórum dos Servidores Públicos das Centrais Sindicais, que será realizado também neste sábado (24), para barrar a Reforma Administrativa, que pretende retirar os direitos dos trabalhadores do serviço público. Em seguida, a Assembleia passou a discutir os pontos da pauta.

Solicitação de Extensão de prazo da atual gestão

O repasse foi feito pela coordenadora da seção, que explicou a razão, os fundamentos e as orientações dados pela Direção Nacional do SINASEFE sobre o assunto.

A Direção Nacional-DN nos enviou alguns e-mails, em meados de do mês de junho, querendo saber da disponibilidade da prorrogação da atual diretoria. Em suma, a DN questionou se a atual gestão ia permanecer ou se haveria alteração e como se daria esse processo.

“Nós conversamos, entre nós da diretoria, e entendimento era de não prorrogar o mandato por mais tempo, e seguir apenas o período de se fazer uma nova eleição. Por que? Porque, quando encerra o mandato, em 27 de setembro. Nesse período a gente fica sem acesso às contas, e principalmente fica sem ter quem representa juridicamente o SINASEFE”, relatou.

Diante disso, a Direx, em comum acordo, propôs uma prorrogação de 60 dias, com previsão de finalização ao final do mês de novembro.

De acordo com Márcia, a questão da conta é mais fácil de mediar. O que mais preocupa a Direx é a ausência de representação jurídica no período de transição. “A nossa maior preocupação é essa. Porque se um servidor ou servidora precisar entrar na justiça, em uma causa coletiva, por exemplo, é o diretor ou diretora do sindicato que assina os documentos. Então ficar sem essa representação é impedir que isso aconteça. Então o nosso pensamento foi de prorrogar a fim de que a gente possa concretizar o processo eleitoral e não deixar nenhum interstício sem essa representação ”, pontuou.

Outro agravante que embasou a proposta de prorrogação da gestão é o cenário provocado pela pandemia da COVID-19. "Nós estamos em um período de pandemia, o que pede mais cautela para encaminhar esse processo. Inclusive existe um desafio para a futura comissão eleitoral que é de pensar como será realizada esta eleição”.

Vale ressaltar que diante da baixa imunização da população, a realização de um pleito presencial coloca em risco a saúde de dezenas de servidores e servidoras, além disso, existe um percentual considerável de servidores que não residem nas cidades onde atuam. A saída mais segura seria a realização de um pleito online, mas isso ainda está em discussão com a Direção Nacional.

Márcia disse ainda que a DIREX está em contato com coordenadores nacionais do SINASEFE para que seja construída uma solução viável para a realização do pleito, tendo em vista as dificuldades de, neste momento, realizar uma votação presencial. Em seguida a palavra foi franqueada para que os demais  participantes se posicionassem a respeito do assunto. Em votação, a maioria decidiu favoravelmente pela prorrogação.

Formação da Comissão Eleitoral

Em razão da baixa participação na Assembleia, o ponto de pauta foi discutido, mas o encaminhamento foi de adiar a formação da comissão. A sugestão dada pelos presentes foi a de que a escolha da nova Comissão Eleitoral fosse discutida e decidida em uma nova assembleia, prevista para o dia 4 de agosto, às 19h30.

 


Realize o login para comentar nessa notícia