Justiça Federal sinaliza audiência de conciliação em processo de lotação universal para comunicadores do IFSertãoPE
Publicado em 30/08/2021 às 15:36
Na última quarta-feira (25), a Justiça Federal de Petrolina encaminhou o processo que trata da lotação universal dos comunicadores do IFSertãoPE, para o setor de conciliação. O ato processual visa construir um acordo conciliatório entre as partes, sobre a portaria nº 233, de 20 de maio de 2021.
Ainda não há previsão para a realização da audiência, entretanto, de acordo com a Assessoria Jurídica do SINASEFE, o encontro deve acontecer ainda no segundo semestre de 2021, antes do recesso judicial entre os meses de dezembro e janeiro. Na audiência, os servidores serão representados por um membro da Diretoria Executiva do Sindicato.
A demanda, movida pelo Sindicato, é uma tentativa de combater atos administrativos que criam a lotação universal que, na prática, obriga comunicadores da Instituição a responderem pela assessoria de comunicação de todos os campi do IFSertãoPE.
O Código de Processo Civil Brasileiro permite que as partes firmem acordo em qualquer momento do processo judicial, não havendo impedimento das partes consentirem entre si.
Em junho deste ano, a Assessoria Jurídica do SINASEFE protocolou uma liminar de suspensão dos atos, que foi negada na primeira instância (relembre). Em seguida, o Sindicato entrou com recurso perante o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), porém a solicitação ainda não foi julgada.
***
Danilo Souza Santos
Jornalista/Assessor de Comunicação