Filiado acesse aqui

Nova Diretoria Executiva do SINASEFE IFSertãoPE toma posse em cerimônia realizada no Campus Salgueiro

Nova Diretoria Executiva do SINASEFE IFSertãoPE toma posse em cerimônia realizada no Campus Salgueiro

Publicado em 02/12/2021 às 21:25

Tomou posse nesta quarta-feira (01/12), em solenidade realizada no auditório do Campus Salgueiro, a nova Diretoria Executiva (Direx) da Seção IFSertãoPE do SINASEFE, cujo mandato se estenderá até 1º de dezembro de 2023.

Eleita em novembro deste ano com 98% dos votos válidos, a gestão, denominada ‘Todo Poder à Diversidade’, assumiu o compromisso de dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelas gestões anteriores e convocou, servidores e servidoras, a fortalecerem as lutas da entidade em defesa dos interesses da categoria e contra os ataques do Governo Federal. A exemplo da PEC 32 e da proposta de reordenamento dos Institutos Federais (IFs) que, sem ampliar vagas, quer dividir IFs já existentes para ‘criar’ novas unidades.

A cerimônia foi transmitida ao vivo nos canais de comunicação do Sindicato e contou com a participação de representantes da coordenação geral e das diretorias de comunicação e informação, secretaria, tesouraria, e assuntos jurídicos, além de servidores do Campus Salgueiro, que puderam acompanhar o evento de forma presencial e do servidor Marcos Uchôa que, através de um vídeo, parabenizou a nova diretoria e se colocou à disposição para ajudar na luta.

Após o Ato de Posse, o primeiro a falar foi Eduardo Vergolino, Coordenador Geral da Direx e professor do Campus Floresta. “Aceitei esta batalha com muita vontade e com muita coragem. Não é uma jornada fácil. Serão dois anos de muita luta, porque não é fácil demandar por todos deste Sertão, mas eu vou fazer isso com maior carinho e com a maior vontade de querer fazer o Sinasefe IFSertãoPE se aproximar cada vez mais dos seus filiados e filiadas, dos servidores e servidoras que compõem essa instituição”, afirmou.

Primeiras ações da Nova Diretoria

Eduardo aproveitou a oportunidade para adiantar algumas iniciativas que já estão sendo discutidas internamente pela Direx. É o caso da escolha da nova sede que, nos próximos meses, deve ser implantada nas proximidades do Campus Petrolina, no bairro João de Deus. Segundo Eduardo, a mudança visa “criar um ambiente e um espaço de diálogo, de comunicação e de afetividade entre os servidores que fazem essa instituição”. A expectativa é que a nova sede sirva, também, de espaço para atividades da comunidade.

Maior participação de mulheres

Com maior participação feminina, a gestão ‘Todo Poder à Diversidade’ é, nas palavras de Michele Rufino, titular da pasta de tesouraria e servidora do Campus Salgueiro, uma gestão formada por “mulheres de garra que acreditam que o sindicato é um meio de luta”.

Michele lembrou dos ataques que as entidades sindicais vêm sofrendo desde 2016, a partir do golpe político contra a presidenta Dilma Rousseff. “Querem nos tirar um instrumento de luta, mas nós não vamos deixar isso acontecer. Iremos lutar até o fim para que essa instituição continue de pé e para que os nossos direitos, enquanto servidores públicos, sejam garantidos”, declarou.

Chamado à luta

E foi com esse sentimento de resistência, que Michele Rufino fez um convite à luta contra a  PEC 32, que põe fim à prestação de serviços públicos no país e retira direitos dos servidores públicos. “Nós somos resistentes e estamos lutando, junto a todas as seções sindicais de todos os Institutos Federais para que isso não aconteça. A gente precisa reconhecer a importância desta instituição [sindical] para valorizar, ousar, participar e se fazer presente, porque nenhuma gestão se faz sozinha, a gente precisa do apoio das bases, na luta”, finalizou.

Dirigindo-se a todos e todas que acompanhavam a cerimônia, o servidor Ivan Cassimiro, que passou a ocupar a função de Secretário, pediu que servidores filiados, e não filiados, demandem ações e acompanhem a atuação da Direx. “Cobre do Sindicato porque essa é a entidade que te representa formalmente e judicialmente. Mas seja você, o elemento de luta, o elemento de resistência que você quer que o sindicato seja”, pontuou.

Retorno às atividades

Diante do cenário de pandemia, que ainda assola o país e da ameaça de novas variantes do Coronavírus, o retorno às atividades presenciais também foi mencionado. “Ainda estamos sofrendo os resultados da Covid-19 e precisamos acompanhar como vai ser esse processo de retorno gradual, ouvindo nossos servidores, defendendo a vida. A vida dos servidores, dos alunos e da população. O sindicato tem esse papel e essa função”, pontuou o professor Eduardo Vergolino ao destacar a importância do Sindicato no processo do diálogo entre a gestão do IF e a sociedade.

Além disso, Eduardo sinalizou que o Sindicato procurará realizar, cada vez mais, atividades de forma híbrida, priorizando o formato virtual até o fim do período de pandemia, e de forma presencial respeitando os protocolos de biossegurança de cada Campus e do IFSertãoPE como um todo. E finalizou seu discurso com uma mensagem de união. “A gente precisa da participação, precisa ouvir vocês. Vocês precisam falar pra gente. É uma entidade de classe e, só com a classe ela se faz presente”, pontuou.

Gestão Coletiva | E foi partindo deste ponto que o diretor de Comunicação e Informação, Bruno Costa, do Campus Petrolina, afirmou que o Sindicato vai construir diálogos com movimentos sociais: de mulheres, da LGBTQIA+ e das populações negras e indígenas do Sertão Pernambucano. “Estamos disponíveis para dialogar com todos os servidores, de todas as unidades. Podem contar com a gente”, reiterou.

Márcia Farias, servidora do Campus Salgueiro, que passou a ocupar a suplência da Coordenação Geral, falou sobre a prorrogação de mandato da gestão “tampão” (que ficou à frente da Direx de agosto de 2020 a novembro de 2021, após a renúncia coletiva da Diretoria eleita em 2019) e leu uma carta elaborada pelos membros de sua gestão, encerrada na última terça-feira. Acesse a carta aqui.

 

“Nós precisamos, sim, como entidade de classes, unir, estar juntos, de todos e todas”.

_____
Assessoria de Comunicação
Danilo Souza | Jornalista

 


Realize o login para comentar nessa notícia