SINASEFE IFSertãoPE repudia cortes de verbas por parte do Governo Federal
Publicado em 05/12/2022 às 14:28
Na última sexta-feira, dia 02 de dezembro, o Governo Federal promoveu novo corte de verbas destinadas para manutenção das Universidades Públicas e dos Institutos Federais. Valores que são essenciais para custear serviços básicos tais como o pagamento de água, luz e bolsas de estudo, por exemplo.
Infelizmente tais atos foram se tornando cada vez mais rotineiros ao longo dos últimos 4 (quatro) anos e trouxeram prejuízos e danos irreparáveis para todos os sujeitos envolvidos no processo educacional. O bloqueio/corte das verbas foi realizado sem qualquer aviso prévio e deixou todos os envolvidos surpresos com a gravidade do ato.
A comunidade do Instituto Federal e a sociedade como um todo deve estar atenta para cobrar dos responsáveis a reversibilidade desse ato, que em termos práticos inviabiliza o funcionamento da Instituição. Os destinatários do serviço público (educação) são os principais prejudicados, já que boa parte da verba era destinada para assistência estudantil.
Nesse momento a Seção Sindical clama a união de forças para que todos possam reivindicar e lutar pela reversão dos cortes dessas verbas e para que o ano letivo possa ser concluído com a devida assistência e com a qualidade de ensino que os estudantes merecem.
Tais cortes são no mínimo irresponsáveis e devem ser repudiados; não resta outra opção senão a luta coletiva pelo Instituto Federal, pela educação e por políticas públicas transparentes e que favoreçam aos que necessitam dos serviços públicos. Não se deve mais tolerar retrocessos!
Em nota, o IFSertãoPE detalhou os impactos destes cortes e as dificuldades orçamentárias que a Instituição está enfrentando
"Considerando as dificuldades orçamentárias nos Institutos Federais e nas Universidades (Instituições de Educação do Governo Federal), impostas pelo Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Economia (ME), que se intensificaram durante esta semana, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) publicou em seu site esclarecimentos importantes acerca desse cenário. Solicitamos o apoio da comunidade acadêmica do IFSertãoPE e da sociedade para que nossa voz chegue mais longe e sensibilize as autoridades ministeriais para reverter esse cenário e que assim o IFSertãoPE possa seguir com o (re)planejado, para o melhor dos estudantes, da comunidade acadêmica do IFSertãoPE e da Educação Pública, de Qualidade e para todas as pessoas".
A comunicação foi publicada nos canais oficiais da Instituição na última sexta-feira (02). A íntegra da nota está disponível no site.