Sinasefe IF Sertão-PE apoia projeto que visa formar rede de comunicadores populares na periferia de Petrolina
Publicado em 20/07/2018 às 20:19
Em tempos de golpe contra a classe trabalhadora e de afronta aos direitos básicos, fortalecer o debate sobre a democratização da comunicação é essencial para o País, uma pauta urgente e estratégica para a defesa da própria democracia.
Em Petrolina, algumas instituições e movimentos sociais conduzem essas discussões na periferia, uma delas é a Central Popular de Comunicação (CPC), entidade sediada no bairro João de Deus, idealizadora do Projeto #SouPeriferia, que pretende construir uma rede de comunicadores populares na cidade. A rede buscará fomentar questões sociais e políticas que afetam o cotidiano da população local, além de contribuir com a construção de uma comunicação plural e construída pela diversidade das vozes dos bairros periféricos da cidade. Atenta à realização da iniciativa, a Seção Sindical do Sinasefe no IF Sertão-PE abraça a causa e anuncia apoio ao referido projeto.
A convite do Sinasefe, o administrador da CPC, Cícero Batista do Carmo e Pedro Elias, um dos organizadores do #SouPeriferia, visitaram a sede do Sindicato na tarde desta sexta-feira (20/07), para apresentar o projeto. Cícero Batista ressaltou que e a ideia é formar uma turma de jovens e adultos para fomentar a “criação de uma rede de comunicadores populares nos Bairros periféricos de Petrolina e, a partir dessa, construir um processo de informação real e verdadeiro das situações das comunidades”.
Cícero explicou ainda a importância do apoio do sindicato ao andamento do Projeto Social. “Esse apoio do Sinasefe é fundamental. Por ser uma entidade de interesse da representatividade de classe, ele chega para consolidar e fortalecer as nossas ações no âmbito das comunidades menos favorecidas na sociedade petrolinense”, pontuou o administrador do CPC.
Para o Diretor de Política e Formação Sindical do Sinasefe IF Sertão-PE, Antônio Marcos Uchoa, o apoio a um projeto voltado para as periferias é de suma importância para desenvolver ainda mais a criticidade da população. “Nós, do Sinasefe, entendemos, reconhecemos, defendemos e lutamos por iniciativas como essa da Rede de Comunicadores #SouPerifeira, porque acreditamos que temos o dever social e solidário de nos juntarmos a toda e qualquer ação que possibilite a visibilidade de comunidades e agentes diferentes que são invisibilizados por muitos, inclusive as próprias ações do Estado”, enumerou.
Uchôa acrescentou ainda que “a Rede de Comunicadores se faz como um movimento de resistência e solidariedade no sentido de dar voz e visibilidade a sujeitos que, como muitos de nós, lutamos pela diminuição da desigualdade social. Se nos reconhecemos como trabalhadores e trabalhadoras, como sujeitos que estão inseridos em uma sociedade de luta de classes... Somos Todos Periferia!”, declarou.
Financiamento Coletivo

Para viabilizar a realização do projeto, foi lançada uma campanha de financiamento coletivo. Para se tornar parceiro do Projeto basta visitar a página Benfeitoria e escolher o valor financeiro ao qual pretende ajudar.
A meta dos organizadores é conquistar até às 23h59 do dia 7 de setembro deste ano o apoio financeiro coletivo no valor de 10 mil reais. A verba será investida na capacitação dos novos comunicadores populares que atuarão nos bairros periféricos de Petrolina e em outras cidades pernambucanas.

