Diante das diversas alterações, servidores buscam informações mais detalhadas sobre como as novas normas serão implementadas e quais serão os seus impactos práticos no dia a dia de trabalho
Diante de dúvidas que surgiram a partir da publicação da Medida Provisória nº 1.286, de 31 de dezembro de 2024, e em busca de representar e garantir os direitos de servidores e servidoras, nesta segunda-feira (13/01), a Diretoria Executiva (Direx) do Sinasefe Seção IFSertãoPE encaminhou um ofício ao reitor da instituição, Jean Carlos Coelho de Alencar, solicitando esclarecimentos acerca dos procedimentos a serem adotados pela gestão.
A MP promoveu mudanças substanciais nas carreiras do magistério superior e do ensino básico, técnico e tecnológico. Além de reajustar as remunerações, a nova legislação altera as regras para progressão funcional e avaliação de desempenho dos professores.
Diante das diversas alterações, os servidores buscam informações mais detalhadas sobre como as novas normas serão implementadas e quais serão os seus impactos práticos no dia a dia de trabalho.
Neste sentido, servidores/as têm manifestado dúvidas sobre diversos pontos, como:
- Procedimentos a serem adotados: Quais são os próximos passos e como a instituição irá implementar as novas regras.
- Requerimento de direitos: Há interesse em saber como dar entrada nos pedidos para garantir os direitos adquiridos com a MP, como a aceleração da progressão por capacitação.
- Desenvolvimento profissional: Os servidores também querem compreender os novos critérios para o desenvolvimento profissional e como eles serão avaliados.
- Impactos financeiros: Existe uma grande expectativa em relação aos efeitos financeiros das mudanças na estrutura das carreiras, tanto para docentes quanto para técnico-administrativos.
Sinasefe busca respostas
Através do ofício nº 3/2025, o sindicato busca obter respostas claras e objetivas para as dúvidas dos servidores, visando garantir que seus direitos sejam respeitados e que haja uma implementação das novas normas.
A expectativa é que a reitoria do IFSertãoPE se manifeste o mais breve possível, fornecendo as informações necessárias para que os servidores possam se adaptar às mudanças e exercer suas atividades com segurança e tranquilidade.
O Sinasefe IFSertãoPE reforça a importância da união da categoria neste momento de transição. Destacando que é fundamental que todos e todas os/as servidores/as estejam atentos/as às mudanças e que participem ativamente das discussões sobre a implementação da nova legislação.
O sindicato se coloca à disposição para esclarecer dúvidas e acompanhar de perto as negociações com a reitoria, buscando garantir que os interesses de servidores/as sejam defendidos.
_
Ascom