Histórico! Sinasefe IFSertãoPE faz aquisição da sede própria

Compartilhar

O novo espaço, agora parte do patrimônio da categoria, representa um sonho cultivado por dirigentes e filiados/as ao longo de muitos anos

Após dez anos de atuação, a Seção IFSertãoPE do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE) finalmente tem um espaço para “chamar de seu”. O imóvel, comprado e quitado com recursos próprios, está situado na Rua Donizete Lopes dos Santos, Nº 900, Quadra M, Loteamento Bella Vista, Bairro João de Deus, e possui uma área construída de 376,34m².

Localizada a menos de 100 metros do Campus Petrolina, a nova sede apresenta a seguinte distribuição de espaços: no Pavimento Térreo, há um ponto comercial, um banheiro feminino, um banheiro masculino, uma copa e uma despensa; no Pavimento Superior, encontramos uma sala, um banheiro feminino e um banheiro masculino.

Para o Coordenador Geral da Diretoria Executiva (Direx), Eduardo Vergolino (Campus Floresta), a proximidade com um dos Campi oportuniza um diálogo mais constante e próximo dos servidores. “Enquanto a gente trabalhava com sede alugada a gente não tinha um espaço adequado para fazer reuniões, para capacitação e atendimento de servidores, e a partir do momento que a gente compra a sede com recursos próprios sem prejudicar a saúde financeira do sindicato, isso possibilita um ganho muito grande nas possibilidades de ação do sindicato, isso é fundamental.”

Na avaliação da Diretoria Executiva, a permanência do sindicato em espaços alugados, como nos últimos anos, é inviável devido aos elevados custos com aluguel e manutenção, além de dificuldades para encontrar locais que atendam plenamente às necessidades da entidade.

As propostas de compra foram apresentadas e discutidas pela primeira vez há um ano, em dezembro de 2022, durante Assembleia Geral Extraordinária (AGE). A discussão foi tema de debates subsequentes, onde foi definido o imóvel e o início das tratativas para a compra, mediadas pela Assessoria Jurídica da Seção.

Para os integrantes da Gestão Todo Poder à Diversidade, a aquisição representa mais uma vitória da categoria, sendo uma importante ferramenta para impulsionar as lutas. A conquista é motivo de celebração, pois neste novo capítulo que se inicia, servidores e servidoras terão à disposição uma sede condizente com a importância da entidade, proporcionando um ambiente confortável, como afirma Vergolino.

“A ideia é que a gente tenha um miniauditório para fazer as formações sindicais e reunir os servidores, um espaço para atendimento jurídico. Ainda está em proposta, mas uma das possibilidades é de a gente ter, a depender se o arquiteto conseguir, um ou dois quartos para servidores de outros campos utilizarem para dormir, para algum evento”, declarou o Coord. Geral da Direx. O espaço passará por ajustes necessários nos próximos meses e está previsto para ser entregue ainda no primeiro semestre de 2024.

Ascom